TECNOLOGIAS DE HARDWARE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO ENTRE ORGANIZAÇÕES
Tecnologia em Gestão da Tecnologia de Informação
ATIVIDADE NO PORTFÓLIO SOBRE
TECNOLOGIAS DE HARDWARE COMO
DIFERENCIAL COMPETITIVO ENTRE
ORGANIZAÇÕES
Disciplina: Arquitetura e Organização de Computadores
Claretiano Centro Universitário
SÃO PAULO
2014
RESUMO
Em um mundo onde a informação é um bem precioso, as organizações precisam e já estão investindo os recursos necessários para obtê-las e desenvolver suas bases de conhecimentos. Uma base de conhecimento gera uma inteligência competitiva para uma organização, visto que a mesma poderá se antecipar em quais medidas ou ações seus gestores deverão tomar frente à um cenário futuro, permitindo também identificar as oportunidades e riscos ou ameaças envolvidas.
INTRODUÇÃO
Para obter as informações e desenvolver sistemas de inteligência eficazes, as empresas ou organizações devem desenvolver e possuir os sistemas de coleta e inteligência mais eficientes em seu propósito. A Tecnologia da Informação (TI) é a área responsável por suportar o negócio, tanto na captura dos dados, como no desenvolvimento do sistema de inteligência, provendo os recursos tecnológicos e técnicos, ou seja, o hardware e o software.
Nenhum software, por mais bem desenvolvido que seja, mais rápido ou o melhor de seu segmento de atuação, nunca irá funcionar sem o hardware, que é o componente elétrico de um computador (físico), capaz de traduzir as orientações deste software em linguagem de máquina (binário). O hardware entende somente o sistema binário (0 e 1) para executar os cálculos e devolver os resultados esperados. Como o componente elétrico realiza estas operações de tradução
(conversão de bases decimal, hexadecimal ou octal para binário) ou como os operadores lógicos (AND, OR, NOT, XOR etc) trabalham não serão abordados neste artigo, já que o propósito é listar a utilização do hardware como um diferencial estratégico para as organizações.
Já que