refrigeraçao
O ideal e objetivo básico destas técnicas é matar totalmente as baterias causadoras de doenças dos alimentos conservados e reduzir a sua atividade.
Por vezes, algumas técnicas de conservação, acabam estragando o alimento em causa, por terem morto, não só as baterias maliciosas, mas também as baterias benignas e acabam por reduzir em grande parte o tempo necessário até que o alimento se estrague.
Refrigeração e congelamento
O congelamento e a refrigeração são, muito provavelmente, as técnicas mais utilizadas no que toca a conservação de alimentos e comida em geral.
No que se refere à refrigeração, o objetivo e meta desses mecanismos é diminuir de forma gradual e substancial a ação das baterias, até que elas acabem por morrer, aumentando assim em imenso tempo, o períodoque o alimento leva até se estragar. Na generalidade, o tempo levado até o alimento se estragar é entre 1 a 2 semanas, dependendo muito do alimento ou comida em causa. Sem recorrer a essas técnicas, o alimento se manteria comestível apenas por meio dia.
Já quando nos referimos ao congelamento, a sua função é parar de vez a ação bateriana na sua totalidade, “cortando o mal pela raíz”.
Assim que as baterias se encontram congeladas, elas ficam num estado de total inatividade, aumentando assim a esperança de vida do alimento.
Se quisermos congelar um saco cheio de verduras, o mesmo se manterá comestível durante meses a fio, sem prejuízos para a saúde do consumidor.
O congelamento e a refrigeração são usados para a generalidade dos produtos, sendo que quase todos os alimentos reagem de forma positiva a estas duas técnicas (carnes, frutas, verduras, bebidas, entre muitos outros…).
Um dos pontos fortes do