Tecnologia
Segundo a empresa, que trabalha com pesquisa e aconselhamento, os tópicos abordados pela pesquisa apontam mudanças no equilíbrio do poder e no foco em TI.
"Ao mesmo tempo em que as organizações fazem planos para percorrer a recuperação econômica e se preparar para o retorno do crescimento, o foco de nossas previsões para 2010 está no impacto das mudanças críticas no equilíbrio do controle e do poder em TI. Com o maior cuidado financeiro e regulatório para todas as decisões de investimentos nesta área, poucas organizações não serão afetadas”, afirma o vice-presidente do Gartner, Brian Gammage.
O executivo ainda diz que, em 2009, as organizações passaram por mudanças significativas em relação à governança e investimento em TI, geradas pelos desafios econômicos encontrados ao longo do ano. Como resultado, Gammage aponta mais transparência na prestação de contas e transparência.
Confira as tendências para os próximos anos de acordo com as previsões feitas pelo Gartner:
-Até 2012, 20% das empresas não terão ativos de TI
Muitas tendências inter-relacionadas estão impulsionando esse movimento de reduzir os ativos de hardware de TI, tais como virtualização, cloud computing e profissionais usando sistemas de desktops e notebooks em redes corporativas.
A necessidade de hardware de computação, seja nos data centers ou nas mesas dos funcionários, não desaparecerá. Porém, se a propriedade do hardware passar para terceiros, então haverá mudanças maiores em cada faceta da indústria de hardware de TI. Por exemplo, os orçamentos empresariais de TI vão se contrair ou serão realocados para projetos mais estratégicos; a equipe de TI das empresas será reduzida ou reeducada para atender às novas exigências e/ou a distribuição do hardware terá que mudar radicalmente para atender às exigências dos novos pontos de compra de hardware de TI.