tecnologia
Baseado nas aulas de Lógica e pesquisas
Professor: Valter Lacerda de Andrade Jr.
Sobre Lógica de Programação
A lógica de programação é um meio de realizar o processamento de dados através de algoritmos que tem a função de organizar as informações através de procedimentos seqüenciais, que atribuem em variáveis de que simbolizam o armazenamento de vários tipos de dados e os processam utilizando formulas condicionais ou de seleção, laço e repetição.
Exemplo:
Algoritmo Calculo_Media
Objetivo: Calcular a média de um aluno.
Dados de Entrada: Medias 1° e 2º Bimestre “MB1, MB2”
Saída: Média
INÍCIO
LEIA a nota do 1º Bimestre - MB1
LEIA a nota do 2º Bimestre - MB2
EFETUE o cálculo: Média =(MB1 + MB2)/2
ESCREVA valor da média
FIM.
Os dados são armazenados na memória do computador, a memória do computador é dividida em unidades pequenas e de mesmo tamanho, chamadas PALAVRAS, sendo que cada uma tem um único endereço. A PALAVRA é formada por um conjunto de BITS (cuja composição depende da arquitetura do computador).
As palavras são armazenadas na memória do computador através de um endereçamento em Hexadecimal que podem ser manipulados com facilidade graças à linguagem de programação que da a liberdade de atribuir qualquer nome para o endereçamento da memória que o programa fará uso.
Os dados armazenados em uma variável podem ser manipulados e processador livremente dentro da especificação que lhe foi caracterizada em sua criação podendo mudar seu valor de acordo com a necessidade da programação em questão, possuem um único nome identificador não podendo ser repetido em outra variável.
“Sempre utilizar nomes que ajudem a identificar o conteúdo da variável na função ou algoritmo”
As variáveis podem armazenar diferentes tipos de dados e isso define o conjunto de valores que podem ser manipulados e o conjunto de operações para a manipulação dos valores e essas delimitações variam muito de acordo com a