tecnologia
CURSO DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
ARY FALCÃO – RA 379332
DAMIÃO ANTÔNIO – RA 377682
ERWIN ZALAN – RA 385949
MARCELINO ANTÔNIO – RA 365274
MARCUS VINÍCIUS – RA 381411
ROZELY OLIVEIRA – RA 377667
WALLAS ASCENDINO – RA 377752
MAPA CONCEITUAL
Prof. Dante Bonetti de Freitas
RECIFE /PE Etapa 1 passo 1
MAPAS CONCEITUAIS: UMA FERRAMENTA
PEDAGÓGICA NA CONSECUÇÃO DO CURRÍCULO
Resumo: Este trabalho destina-se a investigar as contribuições dos mapas conceituais na elaboração de um currículo. Além disso, pretendemos mostrar a construção dos mapas. conceituais para unidades didáticas integrantes do currículo de Física, sob a luz do paradigma teórico-metodológico da Aprendizagem Significativa de David Ausubel; que permite ao aprendiz a apropriação do conhecimento, por elaboração pessoal, obtida a partir de conceitos pré-existentes em sua estrutura cognitiva, que vão se modelando e se aprimorando por diferenciação progressiva e / ou reconciliação integrativa.
1- INTRODUÇÃO
O ensino-aprendizagem de Física insere-se no currículo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, representando na qualidade formal, uma via para os alunos aprofundarem seus conhecimentos nos diversos eixos temáticos, associados à função de melhoria da capacidade de abstração e em consonância com a dupla função de aplicabilidade na experimentação e a inserção na pesquisa em busca do domínio de novas tecnologias. É nossa proposta contribuir com atributos básicos, para que o currículo na sua contextualização efetue a sua função educativa.
Em primeira análise, temos a dimensão conteudista do currículo, o conhecimento eórico em si (leis, códigos, conceitos... ) descritos nos seus diversos eixos temáticos, fato que em uma percepção mais reflexiva, leva à constantes críticas:
! Excessiva cobertura ou abrangência dos conteúdos,