Tecnologia
O alumínio, apesar de ser o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, é o metal mais jovem usado em escala industrial. Sua produção atual supera a soma de todos os outros metais não ferrosos. A obtenção do alumínio é feita a partir da bauxita, um minério que pode ser encontrado em três principais grupos climáticos: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical. A produção mundial de bauxita em 2004 foi de 157,4 milhões de toneladas, sendo os principais países produtores Austrália, Brasil, Guiné e Jamaica. Ocupando a 2ª posição no ranking mundial, em 2004, o Brasil produziu 21 milhões de toneladas de bauxita. Possui também a terceira maior reserva mundial de bauxita, cujo potencial é da ordem de 2,5 bilhões de toneladas, concentrada principalmente na região Norte do país (estado do Pará), as quais tem como principal concessionária a empresa Mineração Rio do Norte S.A. - MRN. A bauxita deve apresentar no mínimo 30% de alumina aproveitável para que a produção de alumínio seja economicamente viável. O processo de obtenção de alumínio primário divide-se em três etapas: Mineração, Refinaria e Redução.
Utilização
O Alumínio e um excelente condutor de calor, tem uma alta resistência à corrosão, tem baixa densidade, e um condutor de corrente elétrica.
Na indústria, é usado para fabricar latas, é usado em tintas na forma de pó de alumínio, por ser um bom condutor de eletricidade é usado em cabos suspensos. Sua leveza, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão, lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente na aeronáutica.
Outras utilizações do alumínio são: Usado como material estrutural em aviões, barcos, automóveis, tanques, blindagens e outros.
• Embalagens como papel de alumínio, latas e outras.
• Em janelas, portas, divisórias, grades e outros.
• Utensílios de cozinha, ferramentas e outros.
• Transmissão elétrica.
Reciclagem
A reciclagem de alumínio é o processo pelo qual o alumínio