tecnologia
3.1. Tipos de compressores: 3.1.1. Compressores de êmbolo com movimento linear: Pistão: de efeito simples; duplo efeito; um estágio; dois estágios. Membrana;
14
Eletrohidráulica e Eletropneumática Industrial IFSC
Compressor de êmbolo rotativo; Multicelular (palhetas); Helicoidal de fuso rosqueado; Tipo Roots.
3.1.2. Turbocompressor Radial; Axial.
3.2. Critérios para a escolha de um compressor: 3.2.1. Volume fornecido: teórico e efetivo.
3.2.3. Pressão: de regime ou de trabalho.
3.2.4. Acionamento: motor elétrico ou de explosão (gasolina, álcool ou diesel).
3.2.5. Regulagem: 3.2.5.1. De marcha em vazio: - regulagem por descarga – atingindo a regulagem máxima, o ar escapa livremente por uma válvula; - regulagem por fechamento – atingindo a regulagem, fecha-se o lado da sucção; - regulagem por garras – usada em compressores de êmbolo – atingindo a regulagem máxima, algumas garras mantém as válvulas de sucção abertas.
3.2.5.2. Regulagem de carga parcial: - regulagem na rotação; - regulagem por estrangulamento.
3.2.5.3. Regulagem intermitente: quando o compressor atinge a pressão máxima, o motor é desligado e quando atinge a pressão mínima o motor é ligado.
3.2.5.4. Refrigeração: a refrigeração de um compressor poderá ser feita por: água – utilizando um trocador de calor; e por ar – dissipando o calor através de palhetas.
15
Eletrohidráulica e Eletropneumática Industrial IFSC
3.3. Reservatório de ar comprimido: não faz parte obrigatoriamente do compressor, tendo as seguintes funções: - estabilizar a distribuição do ar comprimido; - eliminar oscilações de pressão na rede; - separar parte da umidade existente no ar; - garantir reserva de ar.
3.3.1 O tamanho do reservatório depende: - do volume