Tecnologia
Rugosidade média (Ra)
DIN EN ISO 4287, ASME B46.1
É a média aritmética dos valores absolutos das ordenadas de afastamento (yi), dos pontos do perfil de rugosidade em relação à linha média, dentro do percurso de medição (lm). Essa grandeza pode corresponder à altura de um retângulo, cuja área é igual à soma absoluta das áreas delimitadas pelo perfil de rugosidade e pela linha média, tendo por comprimento o percurso de medição (lm).
Rugosidade média (Ra)
Ra é também chamado de AA e CLA significa rugosidade média; Ra CLA significa centro da linha média, e é adotado pela norma inglesa. A medida é expressa em micro polegadas (min = microinch).
Rugosidade média (Ra)
Aplicações O parâmetro Ra pode ser usado nos seguintes casos: · Quando for necessário o controle contínuo da rugosidade nas linhas de produção; · Em superfícies em que o acabamento apresenta sulcos de usinagem bem orientados (torneamento, fresagem etc.); · Em superfícies de pouca responsabilidade, como no caso de acabamentos com fins apenas estéticos.
Rugosidade média (Ra)
Vantagens É o parâmetro de medição mais utilizado em todo o mundo. É aplicável à maioria dos processos de fabricação. Devido a sua grande utilização, quase todos os equipamentos apresentam esse parâmetro (de forma analógica ou digital eletrônica). Os riscos superficiais inerentes ao processo não alteram muito seu valor. Para a maioria das superfícies, o valor da rugosidade nesse parâmetro está de acordo com a curva de Gauss, que caracteriza a distribuição de amplitude.
Rugosidade média (Ra)
Desvantagens O valor de Ra em um comprimento de amostragem indica a média da rugosidade. Por isso, se um pico ou vale não típico aparecer na superfície, o valor da média não sofrerá grande alteração, ocultando o defeito. O valor de Ra não define a forma das irregularidades do perfil. Dessa forma, poderemos ter um valor de Ra para superfícies originadas de processos diferentes de usinagem.