Tecnologia
Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. Conforme cresce a capacidade dos discos e aumenta o volume de arquivos e acessos, esta tarefa torna-se mais e mais complicada, exigindo o uso de sistemas de arquivos cada vez mais complexos e robustos. Existem diversos sistemas de arquivos diferentes, que vão desde sistemas simples como o FAT16, que utilizamos em cartões de memória, até sistemas como o NTFS, EXT3 e ReiserFS, que incorporam recursos muito mais avançados. Os sistemas de arquivos do Linux e do Unix são organizados em uma estrutura hierárquica, similar a uma árvore. O nível mais alto do sistema de arquivo é o / ou diretório raiz. Na filosofia arquitetural do Unix e do Linux, tudo é considerado um arquivo - incluindo discos rígidos, partições e mídias removíveis. Isto significa que todos os arquivos e diretórios (incluindo outros discos e partições) existem sob a diretória raiz.
Por exemplo, /home/jeremias/queijos.odt mostra o caminho completo e correto para o arquivo queijos.odt que existe no diretório jeremias, o qual está sob o diretório home, que por sua vez está sob o diretório raiz (/).
Há uma necessidade de compartilharmos arquivos em nossa organização. Atualmente, os arquivos ficam em computadores específicos das pessoas e quando necessitamos de uma informação contida em determinado arquivo, precisamos pedir para a pessoa enviar o arquivo, interferindo no trabalho que ela está executando. Por isso o compartilhamento de arquivos é muito conveniente quando se está atuando em um projeto com outras pessoas e necessitam realizar alterações ou acréscimos num mesmo documento.
Métodos de alocação: * Alocação Contígua * Alocação Por Lista Encadeada * Alocação Por Lista Encadeada Usando Tabela
2-Gerenciamento De Entrada e Saída