Tecnologia e Sustentabilidade
Tecnologia
A tecnologia é tão antiga quanto a raspagem da pedra para a obtenção de ferramentas, e tão atual quanto um simples toque na tela de seu smartphone. A junção entre as ciências e as engenharias, de forma generalizada, constitui a tecnologia.
O conflito entre a tecnologia e as preocupações naturais, dentre elas a ecológica, é uma questão constante, uma vez que a tecnologia modifica o meio ambiente e a cultura de uma sociedade.
Um dos pontos positivos da tecnologia é tornar a produção mais rápida e eficiente, resultando num produto de melhor qualidade e mais barato, aumentando a produtividade do trabalho humano e do nível de vida da população. Mas suas desvantagens são seus efeitos colaterais como a diferenças sociais, a contaminação ambiental e o desemprego estrutural.
Sustentabilidade
Sustentabilidade é um conceito que relaciona a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da humanidade, propondo-se a organizar a civilização e as nossas atividades.
Desse modo, a sociedade, os seus membros e as suas economias podem suprir suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais. A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
Tecnologia
Transformando o esgoto em água limpa!
O país precisa de muita água limpa para produzir e a quantidade não é pequena.
Somente no setor siderúrgico, por exemplo, para cada tonelada de aço produzida são necessários 15 mil litros de água. Uma simples calça jeans consome aproximadamente 11 mil litros de água, do plantio de algodão até a confecção. Um quilo de carne bovina, mais de 17 mil litros de água e um cafezinho leva, até chegar na xícara, 140 litros de água.
Como a água limpa se tornou um produto cada vez mais escasso e caro, a indústria investe em tecnologia e consegue reaproveitar o que antes jogava fora e o