Tecnologia e Sustentabilidade
Há vinte anos, houve uma cúpula na terra. Reunindo-se no Rio de Janeiro, os líderes mundiais concordaram em um plano ambicioso para um futuro mais seguro. Eles tentaram equilibrar os imperativos do crescimento econômico robusto e as necessidades de uma população crescente contra a necessidade ecológica na conservação dos recursos mais preciosos do nosso planeta: terra, ar e água. E eles concordaram que a única maneira de fazer isso era romper com o velho modelo econômico e inventar um novo. Chamaram-no de desenvolvimento sustentável. (KI-MOON Ban. The Future We Want. 23 mai.2012 Disponível em: < http://www.nytimes.com/2012/05/24/opinion/the-future-we-want.html?_r=0.>. Acesso em: 10 abril 2015.)
Percebo que o tema sustentabilidade está presente na sociedade desde os anos 80 quando nossos recursos naturais eram utilizados sem nenhum controle ou preocupação. Naquela época a abundância de recursos era nítida, mas o avanço tecnológico, a globalização, a falta de conhecimento e até o desinteresse da população em lidar com esse tema, hoje tão preocupante, causou prejuízos de enormes proporções no século XXI.
A globalização trouxe diversos benefícios para a humanidade, tais como: a facilidade de comunicação, maior velocidade de divulgação de informações, interface entre os países e suas economias e principalmente o desenvolvimento de produtos tecnológicos importantes que além de integrar a população ainda trouxeram uma modernização a diversos setores. Na contramão de toda essa necessidade tecnológica o desenvolvimento acabou por comprometer os recursos naturais e o meio ambiente como um todo. Segundo SOULÉ, LOPES (2014, pág.03) “a tecnologia não é boa e nem