Tecnologia e inovação
Medicamento não é um bem de consumo normal, ou seja, a lógica e as práticas habituais de marketing e vendas, quando aplicadas no mercado, devem ser geridas com muita cautela e responsabilidade. As indústrias farmacêuticas, em sua grande maioria, são corporações capitalistas multinacionais com o objetivo claro de gerar retorno e crescimento financeiro.
A relação entre médicos, pacientes e indústrias farmacêuticas tem sido alvo de uma grande controvérsia, envolvendo a mídia, órgãos reguladores e a sociedade em geral. Entidades e profissionais de prestígio levantam denúncias de que a indústria farmacêutica deixou de ser uma indústria voltada para trazer saúde e bem estar para a sociedade e virou uma máquina de marketing, que faz de tudo para ganhar mercado e principalmente a prescrição do médico. A indústria farmacêutica, ao mesmo tempo em que investe milhões em pesquisa e desenvolvimento buscando soluções para varias doenças, é a mesma que não mede esforços ao recorrer a todo tipo de marketing e propaganda para vender seus medicamentos.
Entre inúmeras denúncias e acusações está a de que as indústrias farmacêuticas patrocinam pesquisadores científicos e entidades médicas com altos investimentos para gerar resultados favoráveis. Outra acusação é que investem mais em marketing do que em pesquisa e desenvolvimento com objetivo deaumentar a demanda de vendas e conseqüentemente sua lucratividade. Outro tipo de marketing é o uso de artigos em revistas científicas patrocinados pelos laboratórios como