Tecnologia e Inovação
1 - Explique porque as avaliações de projetos por modalidade de Pequena C&T, Grande C&T e C&T em rede, devem ser diferenciadas? Exemplifique.
Cada modalidade apresenta características e objetivos peculiares, necessitando ser avaliada de acordo. Vejamos:
Pequena C&T– Trata de uma produção desinteressada de conhecimento, baseada nos fundamentos mais puros da ciência, onde conhecimento é o fim objetivado. Por isso a utilização de métodos tipo ex ante e/ou ex post como avaliação pelos pares, bibliometria, publicações, dentre outros. Ex. O dentista Roberto Alcântara (PR), insatisfeito por ter de trabalhar com peças fabricadas artesanalmente, inventou um pino de fibra de carbono utilizado para implantes dentários.
Grande C&T– trata-se de uma empreitada coletiva, financiada por governo e empresas. Onde conhecimento é o meio para atingir metas e objetivos dos financiadores. Necessita ser avaliada sob a ótica da racionalidade administrativa tanto como da efetividade econômica. Métodos como Accountability e assessment analisam a eficiência dos gastos, a eficácia dos resultados e possíveis impactos negativos sobre a sociedade e o meio ambiente. A empresa Angelus Ciência e Tecnologia (fundada pelo dentista Roberto Alcântara), possui um Departamento de Pesquisa e desenvolvimento (P&D) próprio e realizou parceria com o centro Tecnológico da Aeronáutica, além de interagir com centros de pesquisa e institutos privados de tecnologia. Hoje é detentora de sete patentes.
C&T em rede – Trata de sistemas de inovação. Temos agora, arranjos corporativos entre atores heterogêneos coordenados e voltados à inovação, trabalho em rede, negociação de prioridades, responsabilidade compartilhada. Tudo isso, em meio a um ambiente de novidade e incertezas. Faz-se necessário medir essas estruturas de cooperação e as formas de compartilhamento de conhecimento e competências, até mesmo assumindo uma postura pró-ativa de criação de condições