tecnologia quimica
Tecnologia Química
DUREZA TOTAL
Material necessário:
Proveta de 50 mL
Pipeta de 5 mL
Bastão de vidro
Bureta de 50 mL
Erlenmeyer de 250 mL
Pisseta com água destilada
Reagentes:
Solução de Buffer (solução tampão de pH 10) – Preparo: Dissolver 16,9g de Cloreto de Amônia em 143mL de Hidróxido de Amônia concentrada. Adicionar 1,25g de sal de magnésio de EDTA, diluir para 250mL com água destilda.
Negro de Eriocromo T – Preparo: Misturar 0,5g de Negro de Ericromo T e 100g de Cloreto de Sódio para se preparar uma mistura de pó seco.
EDTA para Dureza 0,01M – Preparo: Dissolver 3,723g de EDTA seco, analítico em 1.000mL de água destilada.
Objetivo: Por meio de procedimentos de análise caracterizar-se a amostra de água com seus aspectos físico-químico, no caso, comprovar quantitativamente o teor de Metais alcalinos Terrosos como Cálcio e o teor de Cloreto contido na água da torneira.
Introdução: Para a analise de água utilizou vidrarias volumétricas para a análise quantitativas para verificar a Dureza e a quantidade de Cloreto contida na água que é fornecida pela CEDAE (além dessas análises existem outras que são tão importantes quanto para o consumo humano) e utilizando como padrão a Água destilada.
Fundamentação Teórica - Algumas características:
Principal componente de rochas
Característica Básica ( Alcalina). PH maior que 7.
Sal
Em solução aquosa sofre hidrólise salina, produzindo base forte Substância de fórmula CaCO Dureza temporária - Dureza de Bicarbonatos. Os Bicarbonatos, tanto de
Cálcio como de Magnésio, com a reação de substâncias alcalinas, viram Carbonatos, que esses são insolúveis
Dureza permanente - Presença de Sulfatos ou Cloretos de Cálcio ou Magnésio, que tem ação com substâncias alcalinas, formando carbonatos.
Procedimento:
Tomar uma proveta 50mL da amostra e transferir para um elenmeyer de 250mL;
Adicionar 1mL de solução de