tecnologia hydrotect
534 palavras
3 páginas
TECNOLOGIA HYDROTECTUma tecnologia inovadora comprometida com a praticidade, bem estar e construção sustentável.
Tecnologia patenteada no Japão na década de 90, mas que está ganhando o mundo nos últimos anos. No Brasil a Eliane utiliza a tecnologia nos revestimentos cerâmicos desde o final de março de 2009.
O Hydrotect tem como objetivo colaborar com as práticas de construção ambientalmente responsáveis, podendo ser aplicado em fachadas, paredes e pisos que utilizam revestimento cerâmico.
Assim como as plantas aproveitam a luz solar para a realização da fotossíntese na natureza, a nanotecnologia do HYDROTECT permite que os revestimentos cerâmicos atuem da mesma maneira.
Isso é possível, pois, durante o processo de fabricação do revestimento cerâmico, é inserido dióxido de titânio (TiO²) na camada de esmalte que cobre o revestimento. A olho nu, esta camada é invisível e não interfere no aspecto estético do produto.
O dióxido de titânio funciona como um catalisador, ou seja, acelera a reação química entre o oxigênio e a umidade, quando há a presença da luz, tanto ao ar livre sob a luz solar, como em ambientes internos com níveis normais de luminosidade.
Poluente como dióxido de nitrogênio (NO2), gerado na queima de combustíveis fósseis um dos principais poluentes causadores do efeito estufa, em contato com a superfície contendo dióxido de titânio (TiO²) oxidam e se transformam em nitrato, liberando para a atmosfera apenas o oxigênio.
Além dessa espetacular reação, a superfície do revestimento tem a função autolimpantes, pois, as moléculas de oxigênio ativadas durante o processo de oxidação, no contato com a superfície, desestabiliza os compostos a base de carbono, decompondo o material orgânico como os fungos, facilitando a limpeza de paredes, pisos e outras superfícies em locais como banheiros, cozinhas e exteriores. Os íons de nitrato transformados no processo de oxidação são facilmente removidos com a água da chuva e no solo são