Tecnologia Aplicada a Contabilidade
Síntese: Este estudo procura levantar pontos sobre o uso da Tecnologia nas Ciências
Contábeis visando mostrar de forma clara e concreta as vantagens ou desvantagens obtidas com a aplicação desse recurso.
Dalila França Paixão
Daniel Francisco Lisboa Monteles
Elias Freitas da Silva
Jacqueline Costa Ewerton
Lady Dayane Sá dos Santos
Lennon C. Borges
Lucas Costa de Carvalho
Plinio Vinicios Prazeres Lima
Wadson Nilton Carvalho Lima
Ciências Contábeis, Faculdade Atenas Maranhense – FAMA, São Luís-MA
INTRODUÇÃO
A aplicação da Tecnologia no ramo da Contabilidade tem sido uma situação constante e de extrema necessidade para os dias atuais em que a agilidade no reconhecimento e troca de informações é vital para as empresas, proporcionando um diferencial no mercado extremamente competitivo que pode ser o “trampolim” para o sucesso empresarial.
Neste estudo buscamos de forma clara e concreta apresentar informações sobre
Contabilidade e Tecnologia e o resultado de quando estas duas trabalham em conjunto, apresentando ferramentas e soluções criadas para um bem comum de usuários e profissionais contábeis.
TECNOLOGIA APLICADA NA CONTABILIDADE
Abordaremos de inicio a Tecnologia. O termo que vem do grego “tekne” que significa arte, oficio e o sufixo “logia” significa estudo. Ela é o resultado da evolução do trabalho humano, da obrigação de suprir suas necessidades, dando origem a ferramentas que o auxiliam em seu cotidiano.
A visão dessa ferramenta varia muito, pois muitos a veem apenas como avanços científicos na área eletrônica, outros a associam ao campo de estudo do ser humano, como descoberta para a cura de doenças, fabricação de medicamentos, etc.
Embora pareça algo moderno, a tecnologia se faz presente desde os primórdios da sociedade, e esta aos poucos foi evoluindo e aprimorando suas habilidades de criar.
Na idade média (476 – 1500) já se via a aplicação da tecnologia no âmbito militar, trazendo
inúmeras