Tecnicas de medidas
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
CURSO DE ENGENHARIA QUIMICA
1. OBJETIVO
Conhecer os equipamentos, materiais e as técnicas de medida de volume utilizados em laboratório de química.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Nos trabalhos de laboratório, as medidas de volume aproximadas são efetuadas rotineiramente em provetas graduadas e de um modo mais grosseiro, em béqueres em escala. As medidas volumétricas de precisão são realizadas utilizando aparelhos volumétricos precisos (balão volumétrico, pipetas volumétricas e graduadas, e buretas). A prática de análise volumétrica requer a medida de volumes líquidos com elevada precisão. Para efetuar tais medidas são empregados vários aparelhos, que são classificados em duas categorias:
Categoria 1: Aparelhos calibrados para dar escoamento a determinados volumes. Por exemplo: pipetas e buretas. As pipetas são de dois tipos: graduadas ou volumétricas. As pipetas graduadas Figura 1a), como o próprio nome diz, são um tubo de vidro com graduação de acordo com o volume que pode medir. Geralmente são de menor precisão que as pipetas volumétricas. As pipetas volumétricas (Figura 1b) possuem apenas um traço final, para indicar o volume fixo e final indicado por ela. As buretas servem para medir volumes variáveis de líquidos. São constituídos de um tubo de vidro calibrado e graduado. Possuem uma torneira para permitir o controle do escoamento (Figura 1c).
Categoria 2: Aparelhos calibrados para conter determinados volumes. Por exemplo: balões volumétricos. Os balões volumétricos são balões de vidro de fundo chato e gargalo longo, providos de rolhas de vidro esmerilhadas. O traço de referência marcando o volume pelo o qual o balão foi calibrado é gravado sobre o gargalo. Assim, quando for fazer a medida, a parte inferior do menisco tem de coincidir com o plano do círculo de referência.
Figura : Balão volumétrico.
As medidas de volume de líquidos usando