Tecnicas Construtivas
1- Qual a importância do estudo de solos para o projeto de um edifício / residência? A importância de um estudo dos solos para o projeto de um edifício é a de garantir que a fundação suportará as cargas exercidas pelo edifício e posteriormente serão transmitidas ao solo.
2- Uma investigação frequentemente empregada é o SPT (Standard Penetration Test), o qual consiste na cravação de um mostrador que é inserido no solo através de um peso de 65 kg que é deixado cair de uma altura de 75 cm. Explique como é definido o valor do Nspt e qual a relação com a resistência do solo?
O Valor NSPT, é definido pelo numero de Pancadas que o peso de 65kg da no solo ao cair de uma altura de 75cm, ate o mesmo afundar 30cm no solo, ou seja, quanto maior o numero de pancadas necessárias, maior resistência tem o solo, e Se consequentemente a distancia de 30 cm for atingida com poucas pancadas, o solo é de baixa resistência.
3- Porque não se recomenda empregar fundações rasas quando se encontra lençol freático muito próximo da superfície?
Não é recomendado empregar fundações rasas a terrenos onde se encontra agua muito próximo a superfície, pois certamente a fundação sofrera com a presença de agua a uma curta distancia da mesma.
4- Cite os diferentes tipos de fundações rasas frequentemente empregadas em obra.
As fundações do tipo rasas são as sapatas (sapatas isoladas, sapatas associadas, vigas de fundação e sapatas corridas), os blocos e os radiers.
5- Qual o critério empregado para classificação das fundações em rasas e profundas?
O Critério que define se a fundação será rasa ou profunda e o tipo de solo em que ela será empregada e a carga que será aplicada na fundação, pois se o solo for suportar a carga em sua primeira camada a fundação aplicada será a do tipo rasa, se não, procura-se uma camada do solo que suportara a carga da estrutura e com isso o tipo de fundação passa de rasa para fundação