TECIDO TEGUMENTAR
Sistema tegumentar é o sistema de proteção do esqueleto dos seres vivos e engloba a pele, pêlos, unhas e glândulas. Ele é composto por camadas como derme e epiderme (parte mais externa).
Conceito: Maior órgão do corpo humano, reveste internamente o corpo; é responsável por 16% do peso corporal.
Sistema Tegumentar Funções:
1. Mantém órgãos em posição; 2. Protege o organismo contra perda de água e o atrito;
3. Isolante térmico e controla a temperatura corpórea;
4. Órgãos sensitivos (terminações nervosas);
5. Atua contra radiações ultra-violeta (melanina);
6. Formação da Vitamina D3;
7. Elimina escóreas.
*Clinicamente, a pele é um órgão importante. * Pode refletir uma variedade grande de processos patológicos externos e internos.
Epiderme: É a camada mais superficial da pele, ou seja, a que está diretamente em contato com o exterior. É tecido epitelial multiestratificado, isto é, formado por várias camadas de células justapostas. Na derme encontramos ainda: músculo eretor de pêlo, fibras elásticas (elasticidade), fibras colágenas (resistência), vasos sanguíneos e nervos.
Camada Basal
• Constituída por células prismáticas ou cúbicas, basófilas, que repousam sobre a membrana basal que separa a epiderme da derme
• É rica em células-tronco da epiderme, e é também chamada de Germinativa
• Apresenta intensa atividade mitótica e é responsável, junto com a Camada Espinhosa pela renovação constante da Epiderme
• Contêm Filamentos Intermediários de Queratina em seu citoplasma, que vão se tornando mais numerosos à medida que a célula avança para a superfície.
Camada Espinhosa
• Formada por células cúbicas ou ligeiramente pavimentosas, de núcleo central, citoplasma com curtas expansões que contêm feixes de filamentos de queratina (tonofilamentos)
• Essas curtas expansões aproximam e mantêm unidas as células vizinhas através de desmossomos, o que dá a cada célula um aspecto espinhoso
• Os Tonofilamentos e