TECIDO NERVOSO
E
SISTEMA
NERVOSO
SENAC
Curso:
Técnico de Massoterapia
Turma:
13
Professor:
Marcio Fontes
Alunos:
Dillon Baker
Eduardo Pereira
Monica Almeida
Odir Junior
INTRODUÇÃO O sistema sensorial que monitora e coordena a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano (ou outro animal) é vulgarmente tratado de sistema nervoso. Os neurônios e os nervos são integrantes do sistema nervoso, e desempenham papéis importantes na coordenação motora. Todas as partes do sistema sensorial são feitas de tecido nervoso e seus estímulos são dependentes do meio.
O tecido nervoso é de origem ectodérmica (ectoderme: camada exterior de um embrião em desenvolvimento) e possui células de grande especialização. É responsável pela constituição do sistema nervoso que rapidamente integra os seres vivos no meio em que vive.
O sistema nervoso humano é dividido em Sistema Nervoso Central (SNC) e
Sistema Nervoso Periférico (SNP). O SNC consiste do encéfalo e da medula espinhal. O
SNP consiste de todos os outros neurônios que não estão no SNC. A maioria do que comumente se denomina nervos (que são realmente os apêndices dos axônios de células nervosas) são considerados como constituintes do SNP. O sistema nervoso periférico é dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo.
O sistema nervoso somático é o responsável pela coordenação dos movimentos do corpo e também por receber estímulos externos. Este é o sistema que regula as atividades que estão sob controle consciente.
O sistema nervoso autônomo é dividido em sistema nervoso simpático, sistema nervoso parassimpático e sistema nervoso entérico. O sistema nervoso simpático responde ao perigo iminente ou