Tecido nervoso
TURMA 201
Professora: Rosilene Bicalho
CONCEITO
A principal característica do tecido nervoso é a presença de células denominadas neurônios. Os neurônios são células com prolongamentos e que têm a capacidade de serem estimuladas por substâncias químicas ou estímulos elétricos geralmente originados em outras células e, por sua vez, gerar um potencial de ação ("impulso nervoso") que é transmitido ao longo da membrana plasmática que recobre seus prolongamentos.
Células do sistema nervoso
1- Neurônios: Os neurônios são constituídos por um corpo celular, também chamado pericário, e por prolongamentos. No corpo celular se situa o núcleo e uma grande porção de citoplasma que o envolve. Há dois tipos de prolongamentos nos neurônios. Os dendritos geralmente são curtos e bastante ramificados e sua espessura diminui à medida que o dendrito se afasta do corpo celular. O axônio, geralmente único, tem espessura constante e somente se ramifica na sua extremidade, local onde pode estabelecer sinapses. As sinapses são locais de grande proximidade entre o axônio e a superfície de outra célula. Nas sinapses um potencial de ação pode desencadear a liberação de mediadores químicos e estimular a outra célula - uma outra célula nervosa ou uma célula de outro tecido (como por exemplo, uma célula muscular ou uma célula secretora).
2- Células da neuróglia: Além dos neurônios, o tecido nervoso possui uma outra população de células, denominadas células da glia ou células da neuróglia. Há vários tipos de células da neuróglia, que exercem funções importantes no tecido nervoso, tais como suporte e nutrição de neurônios, isolamento dos neurônios, fagocitose e reparação no tecido nervoso.
Fibras nervosas
Os axônios são sempre envolvidos por outras células. Como os axônios são geralmente bastante compridos, há sempre necessidade de muitas células para revestir toda sua extensão.No