Tecido Nervoso
O tecido nervoso constitui um dos sistemas responsáveis pela coordenação das funções dos diversos órgãos: o sistema nervoso ou sistema neural. São funções do tecido nervoso: receber mensagens dos órgãos dos sentidos, armazenar informações, fazer os músculos ou as glândulas funcionarem através do comando das respostas.
Os principais componentes celulares do tecido nervoso são os neurônios e as células da glia.
Neurônios
Os neurônios são células que recebem e transmitem estímulos nervosos, comunicam entre si compondo uma rede pela qual passam mensagens (os impulsos nervosos). Existem cerca de 100 bilhões de neurônios no cérebro.
Grande parte dos neurônios é constituída por um corpo celular ou pericário, dele saem os dendritos e axônio. Os dendritos são as células especializadas em receber mensagens dos órgãos dos sentidos. O impulso nervoso é transmitido no sentido dendrito→corpo celular→axônio.
Os nervos são formados por alguns feixes de axônios envoltos por tecido conjuntivo. De acordo com o número de prolongamentos, os neurônios podem ser:
Neurônios multipolares, que apresentam mais de dois dendritos. A grande maioria dos neurônios é desse tipo.
Neurônios bipolares, possuidores de um dendrito e de um axônio. São encontrados nos gânglios: coclear e vestibular (ouvido), na retina e na mucosa olfatória.
Neurônios pseudo-unipolares, que apresentam próximo ao corpo celular, prolongamento único, mas este logo se divide em dois, dirigindo-se um ramo para a periferia e outro para o sistema nervoso central. São encontrados nos gânglios espinhais.
Os neurônios podem ainda ser classificados segundo sua função:
Neurônios motores: efetuam uma ação, enviam mensagem para execução (vísceras, músculos, glândulas). Sai do sistema nervoso central em direção ao periférico. Exemplo: neurônio multipolar.
Neurônios sensoriais: captam a mensagem do meio externo, interno e de células sensoriais e manda para o sistema nervoso central.