Tecido nervoso
O seguinte trabalho visa ampliar os conhecimentos sobre tecido nervoso, a partir de pesquisas em sites e em livros sobre o assunto.
Espero que conheça ainda mais sobre suas complexas estruturas e suas principais funções.
2. Tecido Nervoso
O tecido nervoso tem origem ectodérmica e forma uma complexa rede de comunicação: o sistema nervoso, dividido em: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
Suas principais células são os neurônios e as células da glia ou neuroglia. 3. Neurônios
Os neurônios são células nervosas responsáveis por receber e transmitir impulsos nervosos.
Em geral, possuem três partes: * Corpo celular ou pericário: centro de controle do neurônio. Possui núcleo grande com nucléolo bem desenvolvido, o retículo endoplasmático rugoso e o complexo golgiense são bem desenvolvidos e as mitocôndrias são numerosas. É nessa estrutura onde estão alojadas todas as funções celulares em geral. Pode receber estímulos nervosos. * Dendritos: numerosos prolongamentos de célula, responsáveis por receber estímulos do meio, de outros neurônios ou células. * Axônio: prolongamento único, com ramificações finais. Especializado na transmissão do impulso a outros neurônios ou células. Suas ramificações fazem conexão com outras células.
Classificação
Os neurônios podem ser classificados quanto à forma ou função. * Forma:
Bipolar: apresenta um dendrito e um axônio partindo do centro celular.
Multipolar: possuem muitos dendritos e um axônio partindo do centro celular. São os mais comuns.
Pseudounipolar: Apenas um prolongamento parte do centro celular. Esse prolongamento divide-se e, na extremidade de um deles há a diferenciação de dendritos. * Função:
Neurônios sensoriais ou aferentes: relacionados à recepção de estímulos. Cada neurônio desse tipo é sensível a tipos particulares de estímulos, como luz, calor, pressão, som ou substâncias químicas.
Neurônios motores ou eferentes: são os que transmitem resposta à