Tecido nervoso e muscular
Instituto Federal do Espirito Santo
- Tecido muscular e nervoso .Características .Importância . Funções . Principais células
O estudo dos tecidos, muscular e nervoso, orienta o nosso conhecimento sobre o corpo humano e a sua constituição celular. O tecido nervoso compreende todo o sistema neurológico, que é responsável pela troca de informações, que comandam os estímulos do corpo. O tecido muscular responde aos estímulos, contraindo os músculos e habilitando o corpo a realizar um movimento, como um simples piscar de olhos. Esses gestos que parecem tão banais passam por um processo muito complexo e dinamizado. Que através do estudo e realização desse trabalho, podemos compreender como se realiza esse processo.
-Tecido muscular
O Tecido muscular se origina na mesoderma, constituindo os músculos, que são responsáveis pela realização dos movimentos do corpo. Esse processo se da pela captação de estímulos nervosos, gerados pela degradação da molécula de ATP, que em resposta orientam a movimentação de substancias internas do corpo, decorrentes da capacidade de contração das fibras musculares, e geram o movimento. Este tecido é altamente vascularizado e inervado, gerando grande consumo de energia e produz calor.
As células desse tecido se caracterizam por um formato alongado, que possibilita a função de contração e distensão (extensão) das fibras musculares, formadas por diversos filamentos proteicos de actina (miofilamentos finos) e miosina (miofilamentos grossos). Esses filamentos que, consumem energia proveniente da quebra de ATP, e contraem-se, deslizando-se um sobre os outros.
A contração muscular, ocorrerá a princípio, em decorrência de dois fatores: Se houver intensidade do estímulo e/ou certa quantidade de fibras estimuladas. Dessa forma, somente ocorrerá contração se o estímulo nervoso tiver intensidade suficiente para