Tecido muscular
O tecido muscular do corpo é de fundamental importância para que o ser humano possa caminhar correr, trabalhar, agachar, subir escadas, enfim, realizar todas as suas tarefas do dia a dia, para tanto é importante mantê-lo em bom estado através de uma alimentação rica em proteínas, fósforo e cálcio e através de exercícios físicos, a academia é uma boa opção, pois desta maneira você estará recrutando fibras e terminações nervosas outrora adormecidas. Sabe-se também que músculos fortes se prendem apenas a ossos fortes, devido a isso é importante também manter em bom estado o nosso esqueleto corrigindo diariamente a postura durante as mais diversas atividades, fazendo exercícios físicos e manter uma dieta rica em cálcio e fósforo. Todo o músculo possui uma origem e uma inserção, por estes pontos se ligam aos ossos através de tendões, desta maneira são capazes de realizar a movimentação dos membros e do corpo como toda a glicose, o cálcio e o fosfato de creatina bem como os impulsos nervosos também têm papel importante neste mecanismo. Suas células têm origem mesodémica e se diferenciaram pelo alongamento das células e pela produção dos filamentos contráteis. São estes filamentos que, consumindo energia proveniente da quebra de ATP, contraem-se, deslizando-se uns sobre os outros.
1 Tecido muscular
O tecido muscular é responsável pelos movimentos corporais, como contrair e alongar, responsável pela contração dos órgãos do tubo digestório, no coração e nas artérias.
É constituído por células alongadas, por filamentos de proteína contráteis que são responsáveis pela contração. Contendo em seu citoplasma grande quantidade de filamentos de proteína contrátil, dentre eles as principais actina e miosina. È um tecido altamente vascularizado é inervado, grande consumidor de energia e produtor de calor.
Os tecidos musculares são de origem mesodérmica. A membrana celular que envolve os tecidos musculares e chamada de sarcolema, e o