Tecido Muscular
O tecido muscular é um tecido altamente contrátil responsável pelos movimentos voluntários e involuntários do organismo. Ele é constituído principalmente por células alongadas chamadas de fibras musculares. No citoplasma das fibras musculares existem microfilamentos constituídos das proteínas contráteis, a actina e a miosina. O tecido muscular é classificado em três tipos: estriado esquelético, estriado cardíaco e liso.
O tecido muscular estriado esquelético é composto por longas fibras estriadas. Estas fibras possuem contração rápida e voluntária. Este tecido forma a maioria dos músculos do corpo garantido a sua sustentação e movimentação.
O tecido muscular estriado cardíaco também é composto por longas fibras estriadas. Sua contração é rápida, porém, involuntária. Este tipo de tecido é encontrado no coração.
O tecido muscular liso é formado por fibras sem estrias. Sua contração é lenta e involuntária. Este tecido pode ser encontrado, por exemplo, no tubo digestório ou nos ductos respiratórios.
Tecido Nervoso
O tecido nervoso integra todas as partes do organismo recebendo e desencadeando respostas a estímulos do meio externo ou interno. Este tecido é formado por dois tipos principais de células: os neurônios e as células da glia.
Os neurônios são as células responsáveis por receber e transmitir os impulsos nervosos. Cada neurônio apresenta três regiões fundamentais: os dendritos, o corpo celular e o axônio. Os dendritos são prolongações ramificadas que recebem os estímulos nervosos. O corpo celular é a região mais volumosa onde se encontra o núcleo e as organelas celulares. O axônio é um prolongamento do corpo celular por onde o impulso nervoso deixa o neurônio. Entre um neurônio e outro há sempre um pequeno espaço que é chamado de sinapse. Quando o impulso nervoso atinge a extremidade de um axônio, ele provoca a liberação de substâncias químicas chamadas de neurotransmissores. Os neurotransmissores se difundem através da sinapse e atingem