Tecido cartilaginoso
Tecido cartilaginoso
O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida. Desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares, onde absorve choques, e facilita o deslizamento dos ossos na articulação. A cartilagem é essencial para a formação e crescimento do osso longo, na vida intra-uterina e depois do nascimento. Contem células os condrocitos, e abundante material extracelular, que constitui a matriz. As cavidades da matriz ocupada pelos condrocitos são chamadas de lacunas. Uma lacuna pode conter um ou mais condrocitos. Ausência de vasos sanguineos, ausência de vasos linfáticos, ausência de nervos.
Histogene (origem embrionária)
No embrião, os esboços das cartilagens surgem no mesenquima. A primeira modificação observada é o arredondamento das células mesenquimatosas. As células que se formam são o condroblasto em seguida começa a síntese da matriz, o que afasta os condroblastos uns dos outros. A diferenciação das cartilagens da-se do centro para a periferia, de modo que as células mais centrais já apresentam as características de condrocitos, enquanto as mais periféricas são condroblastos típicos. O mesenquima superficial vai formar o pericôndrio.
Cartilagem hialina
É o tipo mais freqüente encontrado no corpo humano. Forma o primeiro esqueleto do embrião, que posteriormente é substituído por um esqueleto ósseo. Entre a diáfise e a epifese dos ossos longos em crescimento observa-se o disco epifisário, de cartilagem hialina, que é responsável pelo crescimento do osso em extensão.
No adulto cartilagem hialina é encontrada na parede das fossas nasais, traquéia e brônquios, na extremidade ventral das costelas e recobrindo as superfícies articulares dos ossos longos (articulação com grande mobilidade)
Matriz:
É formada por fibrilas de colágeno tipo II associadas ao acido hialuronico, proteoglicanas (glicosaminoglicanas associada a proteína) muito hidratadas