tcp ip
RESUMO: Este artigo aborda as diferentes aplicações da arquitetura TCP/ IP, dando um breve parecer de seu surgimento e mostrando como esta pilha de protocolos é tão essencial para a tecnologia atual, uma vez que, é amplamente utilizada para qualquer tipo de transmissão de dados nas redes.
PALAVRAS-CHAVE: aplicações, arquitetura TCP/ IP, transmissão de dados.
INTRODUÇÃO
A arquitetura TCP/IP é na verdade um conjunto de protocolos, como TCP (Transmission Control Protocol), IP (Internet Protocol), FTP (file tranfer protocol) entre outros, projetada para ser utilizado na Internet, sendo independente de infraestrutura de rede física, tornou-se o principal protocolo de transmissão de dados.
Foi criada em 1969 pelo Departamento de Defesa do governo dos Estados Unidos da América (DoD - Department of Defense), afim de uma rede segura para comunicação em caso de desastre nuclear e outras catástrofes, e também para manter a comunicação entre os diversos sistemas espalhados pelo mundo incompatíveis por diferentes origens. Surgiu assim a ARPA (Advanced Research Projects Agency) incumbida de unificar a transmissão entre diferentes equipamentos e diferentes características computacionais. Em uma parceria entre universidade e órgãos do governo criou-se a rede ARPANET, capaz de manter-se intacta caso um dos servidores perdesse a conexão. A ARPANET necessitava de um modelo de protocolos que assegurasse a funcionalidade esperada, mostrando-se confiável, flexível e de fácil implantação, surgindo assim o protocolo TCP/IP.
Entendamos de maneira simples o que é protocolo:
Protocolo permite a comunicação entre dois computadores, como uma linguagem utilizada entre eles. Duas máquinas conectadas a mesma rede só estabelecem comunicação “falando” a mesma língua, então o protocolo TCP/IP seria um idioma que permite as maquinas conversarem.
Entendido o que é protocolo vale destacar que por ser um conjunto de vários, o protocolo TCP/IP é