Tcc1 1
CAPÍTULO I 3
CAPÍTULO II 3
CAPÍTULO III 3
1. A EVOLUÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO 4 1.1 Cenário do Trabalho da Mulher no Brasil 7 1.2 A Mulher e seus Papéis 8
Bibliografia 12
Capítulo I
A EVOLUÇÃO DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO
O objetivo deste capítulo é apresentar as mudanças que vem ocorrendo no perfil da mulher no mercado de trabalho ao longo dos anos, e destacar como elas fazem para conciliar os diversos papéis que assumem, tanto no âmbito profissional quanto no âmbito pessoal.
Capítulo II
LIDERANÇA
O objetivo deste capítulo é destacar os conceitos de liderança, a diferença da gestão feminina e quais os pontos fortes dessa gestão.
Capítulo III
A BUSCA DO RECONHECIMENTO PROFISSIONAL
O terceiro e último capítulo tem o objetivo de mostrar como acontece essa busca pelo reconhecimento profissional, e as dificuldades atualmente enfrentadas pelas mulheres dentro das organizações.
1. A Evolução da Mulher no Mercado de Trabalho
Antigamente o mundo era composto por famílias onde o homem era o único provedor e à mulher cabia o papel de cuidar das atividades domésticas, do marido e dos filhos. Segundo Samara (2002, p. 4)
[...] no início dos séculos XVI e XVII [...] nas uniões legítimas, o papel dos sexos estava bem definido, por costumes e tradições apoiados nas leis. O poder de decisão formal pertencia ao marido, como protetor e provedor da mulher e dos filhos, cabendo à esposa o governo da casa e a assistência moral à família.
Uma mulher no mercado de trabalho era uma exceção, porém os tempos mudaram e a realidade destas mulheres também mudou.
O início da inserção da mulher no mercado de trabalho aconteceu de fato com as I e II Guerras Mundiais. Com os homens nas batalhas durante a guerra, as indústrias utilizaram a mão de obra que estava disponível, as mulheres e crianças. Enquanto os homens lutavam, as mulheres fabricavam as armas, as munições, e tantos outros insumos que abasteciam não somente a guerra, mas a economia em