TCC
A origem do futsal se deu na década de 30, quanto a sua paternidade existe certa discordância, a defendida pela Confederação Brasileira de Futsal é a versão de que surgiu no Brasil, na ACM - Associação Cristã de Moços de São Paulo praticado por jovens a título de recreação, pois não tinham espaço suficiente para praticarem o futebol de campo. Portanto o futsal não foi criado a partir de estudos e sim surgiu a partir do futebol que perdia seu espaço de acordo com o crescimento das grandes cidades (TEIXEIRA, 1996; TOLUSSI, 1982).
Nas décadas posteriores, observa-se um crescimento vertiginoso da modalidade. O futebol de salão é praticado, divulgado (década de 40), reconhecido e regulamentado (década de 50). Surgem as Federações Nacionais (década de 50), a Confederação Sul-americana Brasileira (década de 60), a Federação Internacional - FIFUSA (década de 70). O esporte ganha então o continente e o mundo, internacionalizando-se e despertando o interesse da FIFA - Federação Internacional de Futebol Association, tê-lo sob seu controle (década de 80). No final desta última o Brasil CBFS - Confederação Brasileira de Futsal, que passa a ter uma comissão responsável pelo futsal. (SANTANA, FERNANDES, 2004).
Desde o seu surgimento, as modificações nas regras visavam à agilidade da partida, ou seja, a bola permanecendo mais "dentro de jogo" do que "fora de jogo". Isto, de acordo com Bello (1998), vai ocasionar um esforço intenso, ocorrido durante o jogo estabelecendo uma demanda metabólica