tcc redes
Elizabeth d´Arrochella Teixeira³ UNIPLAN –DF Junho/2014
Resumo: Os Sistemas Operacionais(S.O.) estão relacionados intimamente com a arquitetura do computador cujo eles rodam. Portanto para melhor esclarecer, nada mais lógico que mostrar a evolução das arquiteturas e dos S. O. que as acompanhavam . Assim podemos entender certas características, o porque de cada uma delas.Primeiramente, devemos esclarecer o que é um sistema operacional. Segundo Andrew Tannenbaum, o Sistema Operacional, do ponto de vista do programador, é um programa que adiciona um conjunto de novas instruções e de funcionalidades, além daquelas suportado a nível ISA. Em geral o Sistema Operacional é implementado por software, mas não há motivo que impeça de ele ser implementado em hardware exatamente como os microprogramas (Veremos o que é microprogramas mais para frente).
Sistemas operacionais ou Sistemas operativos, é um programa ou um conjunto de programas que servem de interface entre um computador e um usuário. Pela perspectiva top-down, usuário ou programador, é uma abstração do hardware fazendo o intermédio entre o aplicativo o hardware. Numa visão bottom-up, é um gerenciador de recursos, interface de entrada, controla quais processos podem ser executados, e quais recursos terão acesso.
Os Sistemas Operacionais e a arquitetura de computadores se influenciaram mutuamente. O Sistema Operacional surgiu da necessidade de aproveitamento do hardware, contudo o hardware sofreu algumas alterações para facilitar o projeto de determinados sistemas. Essas facilidades tornaram os S.O.s muito mais poderosos e eficientes.
A evolução dos S.O.s está relacionada ao desenvolvimento de hardwares mais velozes, compactos e de baixo custo e às necessidades de controlar esses recursos. A evolução dos S.O.s e das arquiteturas foram divididas em fases, cujos os quais estão listadas logo abaixo: