tcc projeto
IDENTIFICAÇÃO:
Aluno: Cristina Gomes de Mattos
RU: 837631
1-TEMA:
Inclusão – um olhar para as altas habilidades e superdotação.
1.1-DELIMITAÇÃO DO TEMA:
Conhecimento de conceitos básicos, bem como a identificação dos processos que envolvem a superdotação e altas habilidades no contexto escolar.
2- PROBLEMATIZAÇÃO: Por que a maioria das crianças com altas habilidades e superdotação não possuem o atendimento especializado e necessário para atender suas necessidades?
3-JUSTIFICATIVA: Atualmente muito se ouve falar em inclusão nas escolas, mas sempre relacionado a crianças com alguma deficiência ou portadora de necessidades especiais, dificilmente esse assunto se reporta a crianças com talentos diferenciados ou com uma aprendizagem superior aos demais. Sabemos que há pouco conhecimento sobre este assunto, falta de profissionais especializados e de locais específicos para o atendimento dessas crianças. Também muitas crianças com este perfil quando não são atendidas de acordo com suas necessidades tendem a ser introvertidas, com dificuldade nos relacionamentos sociais e muitas vezes acabam abandonando a escola.
Com base no Censo Escolar 2012, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), estima que no Brasil existam cerca de 11 mil estudantes com desempenho intelectual acima da média matriculados na educação básica, segundo a representante do Conselho Brasileiro para Superdotação, em entrevista ao jornal da Câmara de Deputados, Vera Lúcia Pereira, esse número pode ser bem maior, pois há muitos alunos com esse perfil que ainda não foram identificados na rede escolar e acrescenta:"esses alunos superdotados hoje, nos contextos escolares, estão invisíveis. Eles são pouco perceptíveis por seus educadores e, por conta dessa pouca percepção de suas habilidades, de seus interesses e de suas necessidades, eles têm pouco acesso aos serviços educacionais especializados".
Na