tcc pedagogia
Nesta pesquisa utilizamos análise de fontes bibliográficas, levantamentos de dados através de alguns autores, acervos educacionais e site especializados no assunto.
Após a seleção desses materiais demos inicio ao desenvolvimento do trabalho. Estruturamos informações valiosas para o desenvolvimento das crianças no ambiente escolar, tendo como foco a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil usando teorias dos acervos de autores como PIAGET, KISCHIMOTO entre outros.
DEFINIÇÕES E HISTÓRIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Tudo o que se ensina a uma criança, a criança não pode mais, ela mesma, descobrir ou inventar. (J.Piaget)
O brincar já existe desde a pré-história, na antiguidade era considerado algo natural na vida do ser humano. Não é nova a ideia de relacionar a educação das crianças aos jogos e às brincadeiras. Enfatiza-se a importância dos jogos e brincadeiras na aprendizagem. Na Grécia, Platão, em As Leis (1948), refere-se à importância do “aprender brincando”.
“Segundo Huizinga (2001, p.13),” o jogo foi uma das ocorrências mais antiga dentro das culturas na história da humanidade. “Ele ressalta que a atividade relacionada ao jogo pertence a uma classe bem primitiva”.
De acordo com Delorme (2004) as brincadeiras vêm desde as civilizações mais antigas, dentre elas a Egípcia e a Grega que permeavam ações diárias. Segundo ele os brinquedos infantis são procedentes de diversas culturas. Na década de 60 surgiu na Europa a brinquedoteca, no Brasil foi criada no ano 1980. Ainda hoje elas têm um grande significado na vida das crianças, pois contribuem nas funções pedagógicas, social e comunitária, tendo em vista que muitas crianças só têm acesso a brinquedos através delas.
Para Brougère (2004): “Antigamente, a brincadeira era considerada, quase sempre como fútil, ou melhor, tendo como única