Tcc pedagogia - marketing estrategico para escolas particulares
NOME NOME NOME NOME RA 101010101
RESUMO
Cada vez mais as escolas particulares buscam formas de diferenciar–se e posicionar–se nesse mercado altamente competitivo. É através do marketing que as empresas conseguem conquistar clientes e a fidelidade deles. Ao esforçar–se para satisfazer seus clientes, as escolas particulares atraem recursos como estudantes, funcionários, professores entre outros apoios. Por isso, precisam estabelecer estratégias de marketing consistentes com os desafios de mercado para poder sobreviver e crescer em um ambiente bastante competitivo, como o atual.
PALAVRAS–CHAVES: marketing, escolas particulares, mercado, instituições, clientes.
INTRODUÇÃO
O marketing educacional tem atraído à atenção de reitores, presidentes, diretores e educadores de instituições de serviços educacionais, interessados em saber como as idéias de marketing podem ser relevantes para os problemas que enfrentam, entre eles destacam-se atração e retenção de alunos, satisfação com a instituição, diferenciais oferecidos e vantagens perante a concorrência. De acordo com a autora Colombo (2005, p. 27): “As escolas particulares, antigamente, não eram percebidas como um negócio. No entanto, hoje, atingem faturamentos altíssimos que podem chegar a mais de 500 milhões de reais anuais, tornando o setor de escolas privadas altamente atrativo”. À medida que o tempo passa as instituições de serviços educacionais reconhecem que cada vez mais enfrentam problemas de marketing. E para tornarem-se bem sucedidas e sobreviverem ao mercado de atuação, devem conhecer seus mercados.
O MARKETING EDUCACIONAL ESTRATÉGICO
As escolas particulares sabem que atendem pessoas das classes alta, média e média baixa, no entanto, não conseguem mencionar outras características desses consumidores além da classe socioeconômica. De todas as