TCC LEITURA E ESCRITA
Cananéia de Sousa Silveira1
RESUMO: O presente artigo relata a execução do projeto de intervenção
Leitura e Escrita em Sala de Aula, no Colégio Estadual Presidente Tancredo
Neves com alunos do Ensino Médio, objetivando minimizar a problemática observada quanto às dificuldades apresentadas pelos alunos na leitura e interpretação. Foram realizadas diversas atividades com a finalidade de intervir nos resultados, sendo feita a coleta de dados através da pesquisa-ação, onde se tentou buscar as principais causas responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita, além de buscar um embasamento teórico sobre os fatores que provocam as dificuldades de aprendizagem e qual o papel da escola e do professor neste processo. Para coleta de dados elaboraram-se questionários abertos e fechados, roteiros, entrevista semi-estruturada realizados com professores e alunos. Após os dados coletados fez-se uma analise minuciosa dos pontos negativos propondo sugestões de melhoria. Tais ações cumpriram com um importante papel na obtenção de melhores resultados nos índices de aprendizagem e/ou aprovação dos alunos, sendo um trabalho, coletivo trouxe resultados positivos.
PALAVRAS-CHAVES: Leitura, Escrita, Aprendizagem. .
INTRODUÇÃO
1
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins
A leitura e a escrita hoje, tem sido consideradas comandos básicos de um ser humano comum aos outros, como forma principal de comunicação e sobrevivência, por assim dizer.
As novas práticas de ensino têm muito a enriquecer o dia-a-dia da escola. Por exemplo, sabemos hoje que o aluno tem um conhecimento prévio da língua, produto de suas experiências e vivências, conhecimento esse que pode efetivamente contribuir com a leitura e o entendimento de textos. É de responsabilidade de nós, educadores ativarem e explorarmos todas as possibilidades que o aluno tem de interagir com os inúmeros tipos de textos