TCC Lei 11.638 Lei das S.A.
A Contabilidade Brasileira nos anos de 2007, 2008 e no atual 2011, sofreu grandes modificações, assim, a fim de demonstrar que as modificações na Contabilidade são constantes desde seu surgimento, esse trabalho visa apresentar a história da Contabilidade e do profissional contábil em nosso País.
A Contabilidade sempre teve seus avanços relacionados com a evolução da humanidade, como será demonstrado durante o desenvolvimento do trabalho.
Os passos percorridos pela Contabilidade no Brasil foram lentos, como se observa nas datas em que ocorreram os primeiros fatos regulatórios da Contabilidade até sua regulamentação como profissão.
Durante toda a fase de evolução da Contabilidade Brasileira, grandes profissionais contábeis se destacaram, não só pela sua grande capacitação, mas também pela determinação destes em contribuir para um melhor equilíbrio e desenvolvimento dos aspectos contábeis, seja na aplicação empresarial quanto na didática de ensino.
Espera-se que este trabalho seja visto como um passo dado pela Contabilidade brasileira de muitos que ainda estão por vir.
1 A DESCOBERTA DA CIÊNCIA CHAMADA CONTABILIDADE
O capítulo tem como objetivo apresentar a origem contábil, suas escolas e a relação com a evolução da humanidade, observando não ser possível mensurar precisamente a data onde se inicia a Contabilidade. Ficará evidenciado que a Contabilidade caminhou e caminha lado a lado com o aumento da necessidade do usuário final.
1.1 A Origem Contábil
Surgida a aproximadamente 4.000 a.C. (antes de Cristo), a Contabilidade teve seu primeiro indício quando o homem primitivo começou a sentir a necessidade de contar, controlar e preservar seus bens, tais como instrumentos de caça, alimentos e rebanhos.
Iniciava-se nessa fase o escambo, ou seja, a troca de mercadorias, pois nessa época não se tinha o valor monetário dos produtos para a execução da atual compra e venda.
Conforme descrito por Sérgio de Iudícibus