TCC LABORATÓRIO DE ENTOMOLOGIA APLICADA
4951 palavras
20 páginas
FERNANDA LOPES CERONEEFEITO DO PYRIPROXYFEN EM POPULACÕES DE Aedes Aegypti COM DIFERENTES NÍVEIS DE SUSCEPTIBILIDADE AO ORGANOFOSFORADO TEMEPHOS.
MARÍLIA – SP
2009
Fernanda Lopes Cerone
Efeito do Pyriproxyfen em populacões de Aedes aegypti com diferentes níveis de susceptibilidade ao organofosforado temephos.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Coordenação da Comissão de Programas para Cursos e Estágios C.P.C.E. como requisito de conclusão de Aprimoramento em Controle de Vetores.
Superintendência de Controle de Endemias SUCEN
Orientadora: Maria de Lourdes da Graça Macoris
Marília
2009
EFEITO DO PYRIPROXYFEN EM POPULACÕES DE Aedes aegypti COM DIFERENTES NÍVEIS DE SUSCEPTIBILIDADE AO ORGANOFOSFORADO TEMEPHOS.
Fernanda Lopes Cerone
Programa de Aprimoramento Profissional no Núcleo de Pesquisa de Marília.
Área: Controle de Vetores.
Unidade: SUCEN. Avenida Santo Antônio, 1627, CEP 17506-040, FONE (14)34331080. fernandacerone@hotmail.com Este trabalho teve como objetivo a avaliação de um produto comercial para controle de Aedes aegypti. O estudo foi desenvolvido em duas partes: avaliação em laboratório e avaliação em situação de uso simulado em campo. A parte de avaliação em laboratório ficou sob minha responsabilidade e a parte de avaliação em campo simulado sob a responsabilidade de Marcelo Rigueti, aprimorando do mesmo programa.
O resultado do trabalho foi submetido para publicação em Novembro de 2008 à revista “DENGUE BULLETIN”, publicação da Organização Mundial de Saúde – South Ásia Regional Office.
Efeito do Pyriproxyfen em populações de Aedes aegypti com diferentes níveis de susceptibilidade ao organofosforado temephos.
Resumo
O controle de vetores com larvicidas é um componente importante dos programas de controle de dengue. No Brasil, o uso intensivo do larvicida temephos conduziu a evolução da resistência em populações de Aedes aegypti em várias partes do país. Uma das