TCC justificativa ate referencia
O presente estudo tem por base, explicar a função, formação e demais características do Poder Judiciário; bem como colocar em evidência as causas da morosidade do judiciário e, pretende expor soluções capazes de minimizar tal sofrimento, vez que se trata de um problema de todos enquanto cidadãos, advogados, promotores e juízes.
Como novos direitos surgiram é necessário que a justiça se amolde a realidade social, a fim de buscar a efetividade do processo. A busca por melhorias na administração da Justiça, no entanto, por não conseguir acompanhar a realidade social, tem gerado sentimento de insatisfação perante a sociedade.
Apesar da autonomia administrativa consagrada ao Poder Judiciário na Constituição de 1988, ele não estava preparado para receber a avalanche de demandas oriundas da ideia do acesso irrestrito à jurisdição. Com isso o Poder Judiciário não tem conseguido dar respostas rápidas e eficazes às demandas das partes, desta forma tem deixado de exercer seu papel, no que tange a composição de conflitos de interesses.
Muitos são os fatores que geram a morosidade do judiciário, sendo desde o aumento excessivo de ações a insuficiência de legislação, que mesmo quando existe, é ineficiente.
Assim, por meio desta pesquisa busca-se compreender a razão e fatores responsáveis pela mazela que atingiu o Judiciário, incapacitando-o de exercer sua plena soberania e apresentando medidas necessárias para reverter a atual situação, pois vislumbra-se que diante da realidade atual, as instituições públicas têm buscado adequar sua estrutura organizacional e seus processos internos, no sentido de lograr melhores resultados, tendo em vista o cumprimento de sua missão constitucional.
Abordando principalmente as mazelas do Judiciário, buscando apontar quais os fatores que atingem diretamente o Poder Judiciário Brasileiro, contribuindo para a demora da prestação jurisdicional, seja pela escassez de recursos financeiros, pequeno número de servidores e juízes,