tcc - fibra optica
Resumo
Este artigo aborda os conceitos da fibra óptica e suas funcionalidades. Abrangendo suas características singulares, vantagens, desvantagens, além dos tipos de cabos existentes hoje.
Teve como objetivo a solução de um problema gerado pelo uso dessa tecnologia, tendo como base nossa cidade.
Palavras-chave: Fibra Óptica. Conceitos. Funcionalidades.
Introdução
Tendo em vista que o cabeamento por fibras ópticas está expandindo-se de forma exponencial, é visto como necessário que as pessoas adquiram um entendimento “mínimo” a cargo do assunto.
Este artigo visa possibilitar tal discernimento, abrangendo características primordiais, tais como, definições, vantagens, desvantagens e tipos de cabos, resumindo, conceitos básicos.
Durante nossas pesquisas, nos deparamos com a solução de um problema elementar das fibras ópticas, e mesmo estando em pesquisa, é um ponto chave para a evolução deste tipo de tecnologia de transmissão de dados.
1 Fibra Óptica
A Fibra Óptica transmite dados através sinais luminosos. Com isso obtemos várias vantagens em relação às conexões tradicionais de rede. Dentre essas vantagens é de não ter interferências na transmissão dos dados, diminuindo a perda de dados e a necessidade de repetidores. Mas como toda tecnologia existe suas desvantagens, pois à medida que a tecnologia avança rapidamente, fica muito difícil manter os padrões entre os fabricantes. Para sua instalação são necessárias técnicas avançadas e a fibra óptica é aplicada em diversas áreas como, por exemplo, a telefonia, setor automobilístico, entre outros.
Quando a luz é transmitida, o valor é indicado pelo número 1 (um), e quando não há transmissão, o número é 0 (zero), como no código binário.
“Na realidade não é bem assim que funciona na prática: uma determinada sequência de “aceso e apagado” indica o valor “0” e outra determinada sequência indica o valor “1””. Esse processo é chamado modulação e é o mesmo que ocorre na