TCC ELEMENTOS TEXTUAIS E REFERENCIAS 1 26 08
Esse trabalho monográfico tem como tema a Psicomotricidade. Esta constitui-se como um campo do conhecimento que visa compreender o ser humano em sua totalidade, buscando, através do corpo em movimento, aquisições cognitivas mais elaboradas.
A literatura aponta que o trabalho com este campo do conhecimento contribui para o processo de aprendizagem e para uma maior qualidade de vida do individuo. É o que considera, Alves (2012, p. 144) “A Estrutura da Educação Psicomotora é a base fundamental para o processo intelectivo e de aprendizagem da criança”. Corroborando com este pensamento, Mastroianni et al. (2006, p. 873) ressalta que “ [...] A Psicomotricidade [...] procura proporcionar ao aluno algumas condições mínimas necessárias a um bom desempenho escolar. Ela se utiliza de jogos e brincadeiras, para atingir outras aquisições mais elaboradas como as intelectuais”. Segundo Alves (2012, p. 153) a Psicomotricidade [...] Proporciona ao indivíduo a capacidade de ser, ter, aprender a fazer e a fazer, na medida em que se reconhece por inteiro, alcançando a organização e o equilíbrio das relações com os diferentes meios e a sua distinção, relacionando–se com o mundo de forma equilibrada.
O interesse por esta temática surgiu através das aulas de Psicomotricidade ministradas durante o curso de pós-graduação em Psicopedagogia e pela experiência de trabalho com a educação infantil, visualizando a Psicomotricidade como um recurso importante e pouco explorado por muitos professores nesse segmento da educação. No que se refere à Psicopedagogia, esta por sua vez, busca compreender o processo de aprendizagem do ser humano e conseqüentemente as dificuldades que surgem neste processo; compreendendo o individuo em todas as suas esferas: afetivo, social, cognitivo, biológico, etc. É o que aponta Ramos (2007, p. 16) sobre o olhar abrangente da Psicopedagogia:
[...] sua preocupação se volta, de forma mais abrangente, para a compreensão do processo de aprendizagem,