ED 1 FISIOLOGIA
Potencial de repouso é a diferença de potencial constante entre as duas faces da membrana (interna e externa), reflete a separação de cargas elétricas entre elas. Potencial de ação é uma onda de descarga elétrica que percorre a membrana de uma célula. O potencial de ação ocorre em células excitáveis (ex: neurônios). O potencial de ação confere ao neurônio a capacidade de transmitir informação e comanda a liberação dos neurotransmissores.
2) Descreva pelo menos três funções da glia no SNC.
Fornecem um arcabouço de sustentação para os neurônios, conduzem nutrientes do sangue para as células nervosas, participam dos mecanismos de cicatrização e de defesa em caso de lesão ou de infecção do tecido nervoso, armazenam glicogênio, controlam as concentrações de íons no meio extracelular. As células da glia garantem as condições básicas para que os neurônios possam exercer sua atividade sinalizadora.
3) Como o calibre do axônio influencia na sua velocidade de condução?
Axônios mais calibrosos apresentam maior velocidade de condução. Axônios mais calibrosos apresentam menor resistência axoplasmática às correntes iônicas, ou seja, sendo a resistência interna menor, a intensidade das correntes será maior e mais rapidamente ela atingirá o limiar das regiões vizinhas para disparar o potencial de ação e, consequentemente, será maior a velocidade de condução do impulso nervoso.
4) Descreva detalhadamente as etapas que compõem uma sinapse química. Como se dá a transformação do sinal elétrico em um sinal químico no terminal pré-sináptico? Como esse sinal químico se converte novamente em sinal elétrico na célula pós sináptica?
Primeiro, ocorre síntese, transporte e armazenamento do neurotransmissor; depois, deflagração e controle da liberação do neurotransmissor na fenda sináptica; depois, difusão e reconhecimento do