Tcc de negociaçao
O zigoto vai passar ao longo da trompa em direção à cavidade uterina. Ao longo desta passagem vai sofrer um processo de segmentação (série de rápidas divisões celulares mitóticas), dando origem ao blastómero. Os blastómeros em divisão são nutridos principalmente pelas secreções 2 existentes na trompa, visto que as suas reservas nutritivas são escassas. Ao fim de três a quatro dias após várias divisões temos uma massa formada por 16 blastómeros (células arredondadas) - mórula. Esta massa está envolvida por uma camada protetora - a zona pelúcida.
Quando a mórula chega à cavidade uterina dá-se a entrada de líquido (da cavidade uterina) através da zona pelúcida para os espaços intercelulares da massa celular interna. Estes espaços vão juntar-se e formar uma grande cavidade - cavidade blastocistica. Logo que esta cavidade esteja reconhecível, diz-se que o embrião se encontra na fase de blastocisto. Nesta altura a zona pelúcida vai começar a desaparecer.
À medida que a quantidade de líquido na cavidade blastocística aumenta os blastómeros dispõem-se em duas camadas: * o trofoblasto – canada externa de células achatadas que vão dar origem a parte fetal da placenta; * O embrioblasto (massa celular interna ou botão embrionário) - camada de células localizadas centralmente (primórdio do embrião).
Por volta do 6º dia o blastocisto aumenta de tamanho e o trofoblasto vai inserir-se no epitélio endometrial dando início à implantação do blastocisto.
A porção do trofoblasto insere-se e diferencia-se em duas camadas: * Citotrofoblasto – camada celular interna; * Sinciciotrofoblasto - uma camada celular externa (forma-se do seguinte modo: as células citotrofoblásticas dividem-se e algumas migram para a camada externa, onde perdem a membrana celular externa e fundem-se). É uma camada que está em contacto directo com a mucosa uterina e é constituída por uma massa protoplasmática sincicial não havendo limites celulares definidos.
2ª SEMANA