Tcc de logistica
CURSO INTENSIVO DE
ADMINISTRAÇAÇÃO DO TRC
Módulo: Administração de Transportes
ORGANIZAÇÃO DE
EMPRESAS DE TRANSPORTE
RODOVIÁRIO DE CARGAS
NEUTO GONÇALVES DOS REIS
MESTRE EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES PELA EESC-USP
PÓS-GRADUADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PELA FGV
EXTENSÃO EM DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS PELA FGV
PÓS-GRADUADO EM ENGENHARIA ECONÔMICA PELO IPUC-MG
ENGENHEIRO CIVIL PELA EEUFMG
JORNALISTA ESPECIALIZADO EM TRANSPORTES
EX-EDITOR DE “TRANSPORTE MODERNO”
EX-PROFESSOR DA MAUÁ E DA FMU
CONSULTOR TÉCNICO DA NTC
Introdução
Como qualquer empresa, uma transportadora é um sistema composto por elementos inter-relacionados, que buscam um resultado sinergético.
Os componentes funcionais de um sistema de transportes são compostos pela frota veículos, vias, terminais e o plano de gerenciamento e operações. Integram este plano o conjunto dos procedimentos usados para se obter um funcionamento adequado e eficaz do sistema de transportes, como organização da empresa, planejamento estratégico, gestão e treinamento de recursos humanos, gestão de informações, gestão da frota, gestão de tráfego e operações, manutenção etc.
Diferenças entre bens e serviços
A atividade econômica de qualquer país é composta por três setores básicos: • Agricultura (setor primário) • Indústria (setor secundário) • Serviços (setor terciário) Até algumas décadas atrás, o maior desafio dos chamados países subdesenvolvidos era aumentar o seu grau de industrialização, para gerar empregos. Com o aumento da produtividade obtida pela mecanização, automatização e automação dos processos, no entanto, a indústria passou a gerar menos empregos. Como os clientes tornaram-se mais exigentes isso passou a exigir maior prestação de serviços (assistência técnica, manutenção, garantias mais longas etc.) por parte das indústrias. Ao mesmo tempo, o crescimento do nível de renda passou a gerar grande demanda por serviços