tcc compras
2. PROBLEMATIZAÇÃO
Percebe-se que um portfólio de produtos mal organizado e definido erroneamente contribui e muito para o desempenho ruim das vendas. A empresa analisada encontra-se em funcionamento há mais de cinquenta anos de vida e nunca teve um trabalho para a definição de espaços e faixas de preços. A escolha do portfólio é feita de forma que o gestor da filial define, e essa escolha é muito das vezes baseada no seu gosto sem um histórico geral de vendas, com isso escolhia produtos de mesmo preço e medidas, deixando de lado a composição ideal da loja. Um portifólio pequeno de produtos traz uma limitação de atendimento ao cliente. Com isso perde-se a venda de um determinado produto ou até uma venda maior que por não ter um item desejado pelo cliente que deixa de comprar para ir ao concorrente e comprar pacote fechado de produtos.
3. JUSTIFICATIVA O portifólio ideal de produtos é muito importante, pois com ele cada produto tem seu espaço, e seu preço de venda, evitando assim disputa de um mesmo espaço por dois produtos, com isso aumenta-se a variedade de produtos na amostra atingindo um público maior de clientes. Dessa forma, o presente trabalho faz-se pertinente pois com isso a empresa terá um padrão de mix de produtos, podendo assim definir o mínimo e máximo de produtos na amostra de cada filial, podendo variar conforme tamanho.
4. OBJETIVOS 4.1 Objetivo geral
Definir um portfólio ideal de cada filial de uma empresa de móveis e eletrodomésticos, considerando seu espaço físico e sua clientela regional. 4.2 Objetivos específicos
- Definir os produtos que vão compor o portfólio de móveis;
- Compreender a composição ideal de produtos por tamanho de loja;
- Definir os produtos que tem seu giro