TCC - Coca cola - O poder de uma Marca Centenaria
O PODER DE UMA MARCA CENTENARIA Ana Claudia Marinho Molina Erica Regina dos Santos Celoni
Israel dos Santos Silva Jaqueline Vitro Moreno Curso: Administração Pólo: UNISEB COC Araçatuba
Orientador: Prof Me. Fábio Takahashi Fujinami
RESUMO
A gestão da marca, enquanto elemento distintivo organizacional, progressivamente, merece atenção especial no mundo dos negócios. Ativo intangível de especial significância cuja gestão profissional é essencial para a construção de sinergias com os objetivos organizacionais e implementação de estratégias de negócio.
Este artigo tem como objetivo analisar características inerentes à gestão das marcas, destacando a perspectiva da “marca” Coca Cola (origem) e a relevância da gestão dela como vantagem competitiva para o produto, particularmente, num ambiente em que as externalidades positivas são estimuladas, no âmbito do arranjo produtivo.
A análise baseou-se em referencial relacionado à gestão de marcas, publicidade, posicionamento e clusters. Destacam-se os esforços da empresa na divulgação da marca no mercado global, institutos envolvidos e até mesmo do governo, por se tratar de um produto não só gerador de muitos empregos diretos e indiretos, mas um efetivo instrumento de difusão de um estilo de vida.
Palavras-chave - Coca – Cola, Gestão de Marcas, Marketing
INTRODUÇÃO
De acordo com Scott Bedbury em “O novo mundo das marcas”, (1990); as marcas têm a função de diferenciar e identificar os produtos, facilitando a escolha do consumidor, também tem a função de proteger os fabricantes de fraudes e imitações.
Contudo as marcas atuam como elementos que potencialmente agregam valores as coisas, pois são ferramentas poderosas que freqüentemente podem agir em favor de uma empresa. (TAVARES, 2003).
Marcas inspiram qualidade, despertam lembranças e desejos (PINHO, 1996). Portanto merecem investimento e proteção e a maior proteção