TCC - Centro de reabilitação para Dependentes Quimicos.
RESUMO
Como trabalho final de graduação do curso, escolhi este tema por se tratar de um problema social crítico e por ter a possibilidade de unir Arquitetura e Psicologia, já que, além do tratamento necessitar da psicologia, ela será estudada como base para se projetar os diferentes espaços do centro de reabilitação de modo que eles também auxiliem no tratamento.
1. JUSTIFICATIVA
Não só no Brasil, mas em todo o mundo, o tema drogas está em constante evidência por se tratar de um problema social, de educação e de saúde pública. As conseqüências advindas das drogas são as mais variadas, desde brigas familiares até assassinatos cometidos pelos dependentes. Além disto, o tráfico de drogas também trouxe grandes problemas para a sociedade, devido à facilidade de se obter a droga e as brigas entre traficantes que, freqüentemente, causam a morte de inocentes.
Tratando-se das drogas no geral, incluindo álcool, tabaco, medicamentos psicotrópicos e as outras substâncias psicoativas, tem-se um problema ainda maior já que muitas delas são lícitas e vendidas em “qualquer esquina”.
Muitos outros fatores, como o contexto sociocultural e econômico e a personalidade do usuário, são responsáveis pela procura das drogas, o que mostra que não se torna dependente quem o quiser. Por traz das drogas, existem problemas maiores que levam até elas. E infelizmente, os dependentes químicos são vistos, muitas vezes, como delinqüentes ou marginais, dificultando o acesso ao tratamento adequado.
Com o crescimento do número de dependentes, foram surgindo os centros de reabilitação, porém a maioria deles funciona como sítios ou fazendas onde os dependentes ficam internados e de certa forma “isolados” da sociedade. O Ministério da Saúde, então, estabeleceu que fossem criados os CAPS – Centros de Atenção Psicossocial – que funcionam como hospital-dia, não havendo internação. Quando ela é necessária, os