tbyrnbhr y

461 palavras 2 páginas
Ossos e músculos do corpo humano
Músculos

Os músculos são estruturas com poder de contração e relaxamento, que permitem, assim, que diversos tipos de movimentos do corpo sejam realizados. Podem ser estriados ou lisos:
Estriados: subdividem-se em cardíaco (de ação involuntária), cutâneos (que se ligam à cútis e permitem movimentos como sorrir, enrugar a testa ou fazer caretas) e esqueléticos, que fazem a ligação de ossos de diferentes partes do corpo, como o braço e o antebraço, a coxa e a perna, etc. Os músculos esqueléticos se prendem diretamente ao esqueleto e aos ossos, sendo responsáveis pelos demais movimentos como andar, dobrar, esticar, erguer... Os músculos cutâneos e esqueléticos compõem o aparelho locomotor.
Lisos: são músculos de ação involuntária e que fazem parte da constituição de vários órgãos, como intestinos, bexiga, estômago, artérias e outros, conferindo-lhes resistência, elasticidade e movimentação.

Ossos e articulações

O esqueleto é formado por estruturas ósseas menores que se unem em articulações, o que permite que se movimentem. Existem articulações que permitem uma ampla movimentação dos ossos, como no caso da articulação do antebraço (ulna e rádio) com o braço (úmero) ou da articulação da mandíbula com os ossos temporais, que permite movimentos da boca possibilitando a fala e a mastigação. Estas articulações são chamadas de articulações móveis. Existem dois tipos de articulações móveis, as articulações fibrosas e as articulações sinoviais. A articulação fibrosa, cujo movimento se assemelha ao de uma dobradiça, permite a movimentação vertical ou lateral de um dos ossos, mas não permite o movimento de rotação. Já a articulação sinovial funciona assim: um dos ossos possui na sua extremidade uma estrutura parecida com uma esfera, e o outro possui uma cavidade onde a esfera se aloja, permitindo então movimentos verticais, laterais e de rotação. Há também as articulações imóveis, como por exemplo, as articulações dos ossos do

Relacionados