Taylor
Frederick Taylor conhecido como Pai da Administração Cientifica desenvolveu a teoria com a caracteristica principal o ênfase nas tarefas com o objetivo de aumentar a eficiencia operacional, fazendo com que os empregados ganhassem mais e que os produtos ficassem mais baratos para o consumo.
Antes que Taylor desenvolvesse suas teorias, os proprios empregados administravam a linha de produção das fábricas.Tudo totalmente sem controle, com resultados produtivos baixos, poís os proprios sindicatos induzia que os trabalhadores produzissem menos para garantir seu emprego por mais tempo.Ideia que funcionava na epoca.
Após muitos anos de estudo Taylor publicou sua teoria - PRINCIPÍOS DE ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA.-
Sua teoria tinha como beneficiario o empregado e o empregador.
ORT - (ORGANIZÃO RACIONAL DO TRABALHO)
A tentativa de substituir os métodos empíricos pelo método científico, cria modos mais rapido e os instrumentos adequados para chegar a tal eficiencia:
Análise de trabalhos e de estudo dos tempos e movimentos: Determinação do tempo médio para a execução das tarefas.
Divisão de trabalho e especializar os empregados: Quanto mais especializar os operarios, mais será eficiente suas tarefas.
Incentivo salarial e prêmio de produção: o estimulo salarial faz com que os operarios se tornem mais produtivos.
Homo Economicus: homem trabalhava para manter a vida, ganhando mais ficaria mais motivado, à ganhar mais e assim produzindo mais.
Condição de trabalhos: verificou que quanto melhor as condições de trabalho e qualidade de vida, maior a produtividade.
Supervisão: Descentralizou uma única autoridade, propondo diversos supervisores, cada um especializado em uma aréa especifica.
Padrão: padronizando as máquinas, equipamentos e ferramentas, reduzindo o disperdício, variação e a diversidade na produção.
Desenho cargos e tarefas : Cargos simples, economizando com treinamentos, erros operacionais e custo de produção.