Taylor
R:
Os principais estudos desenvolvido por Taylor são:
Padronização: aplicação de métodos científicos para obter a uniformidade e reduzir os custos.
Divisão do trabalho e especialização do operário:Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos, cada um se especializaria e desenvolveria as atividades em que mais tivessem aptidões.
Estudo da fadiga humana: a fadiga predispõe o trabalhador à diminuição da produtividade e perda de qualidade, acidentes, doenças e aumento da rotatividade de pessoal.
Desenho de cargos e tarefas: desenhar cargos é especificar o conteúdo de tarefas de uma função, como executar e as relações com os demais cargos existentes.
Incentivos salariais e prêmios por produtividade
Condições de trabalho: O conforto do operário e o ambiente físico ganham valor, não porque as pessoas merecessem, mas porque são essenciais para o ganho de produtividade
Supervisão funcional: os operários são supervisionados por supervisores especializados, e não por uma autoridade centralizada.
Homem econômico: o homem é motivável por recompensas salariais, econômicas e materiais.
A Sociologia surgiu no século XIX para explicar e solucionar as crises geradas pela Revolução Industrial e a nova classe social: o proletariado urbano. Compare os abalos sociais provocadospela industrialização e as mudanças decorrentes da alta tecnologia e da globalização.
R:
Com a Evolução Industrial, as cidades cresceram enormemente com o afluxo de camponeses atraídos para o trabalho nas fábricas, surgindo uma nova classe social, o proletariado industrial.
Os problemas decorrentes desse rápido processo de urbanização e de concentração de máquinas, terras e ferramentas sob controle do empresário capitalista fazem surgir com bastante força a questão