Tarefa11EQ
1334 palavras
6 páginas
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCOESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA/ELETROTÉCNICA
EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS
TAREFA 11
Laisa Gonçalves Sales
Número 8
RECIFE/PE
Questões a serem feitas: 8 – 23 – 14 – 23 – 25 – 31- 36
8. Qual o tipo de manutenção mais utilizada para os pára-raios?
Existem dois tipos de manutenção usados em Pára-raios: Termovisão (semestral ou mensal) e medição da componente Resistiva da corrente de fuga. A inspeção por termovisão é a manutenção mais utilizada e consiste em um mapeamento do corpo com intento de distinguir áreas de diferentes temperaturas, ou seja, são fotográficas que identificam os pontos quentes. Nessa técnica é possível observar o quanto um Pára-raio aquece ao longo dos meses para poder ser substituído de maneira programada.
A inspeção por medição da componente resistiva é realizada de forma eventual quando se há a necessidade de uma investigação mais detalhada pois requer um equipamento e um trabalho diferenciado. A componente resistiva, além das outras grandezas da corrente de fuga como corrente total e pico e a distorção harmônica predizem o estado do pára-raio, através das suas curvas e dos percentuais.
14. Qual a sua curva característica VxI de um pára-raios ideal? Um pára-raio ideal precisa se comporta de duas maneiras. Quando a suportabilidade da isolação for maior que a tensão nominal o pára-raio precisa se comportar como um curto, ou seja, R muito baixo. Porém quando a suportabilidade da isolação for menor o Pára-raio ideal precisa se comporta como um circuito aberto. Dessa maneira o gráfico de tensão versus corrente de um pára-raio ideal fica assim:
Curva característica VxI de um PR ideal.
23. Quais são as características elétricas de um para-raios?
As características elétricas de um PR são:
1. MCOV (Tensão máxima contínua de operação);
2. Tensão nominal;
3. Capacidade de sobretensão temporária;
4. Nível de